"Filme 'O Discurso do Rei' oferece representação realista e madura da gagueira"

"Filme 'O Discurso do Rei' oferece representação realista e madura da gagueira", diz Instituto Brasileiro de Fluência

Longa-metragem produzido no Reino Unido conta a história do Rei George VI e de como, através de tratamento, ele evitou que a gagueira o impedisse de reinar

Baseado em uma história real, o filme "O Discurso do Rei" (The King's Speech, Reino Unido, 2010) tem lançamento marcado no Brasil para 11 de fevereiro de 2011, e é com grande expectativa que o longa está sendo esperado pelo Instituto Brasileiro de Fluência (IBF).


“Este filme finalmente oferece à sociedade uma representação realista e madura da gagueira e tem o potencial de remover boa parte dos preconceitos e estereótipos que foram se acumulando em torno do distúrbio”, explica Ignês Maia Ribeiro, presidente do IBF.


“O filme mostra como as coisas eram em 1930. Muitas concepções mudaram desde então. Atualmente a ciência moderna oferece uma compreensão mais sofisticada da gagueira, inclusive com a descoberta de mutações genéticas associadas ao distúrbio. Hoje sabemos que a gagueira possui causa biológica e, a partir deste conhecimento sobre sua verdadeira origem, os métodos de tratamento estão cada vez mais efetivos”, explica Ignês Maia Ribeiro, presidente do IBF.


Sobre a gagueira


A gagueira é um distúrbio do neurodesenvolvimento que altera a fluência da fala e pode afetar profundamente a vida de seu portador. Esse distúrbio é observado em todas as partes do planeta independentemente da raça, cultura, credo ou situação socioeconômica.


Atualmente, a gagueira afeta cerca de 60 milhões de pessoas no mundo. No Brasil, estima-se que este número chegue a quase 2 milhões.


Sobre o Instituto Brasileiro de Fluência


Fundado em junho de 2006, o Instituto Brasileiro de Fluência (IBF) é uma entidade sem fins lucrativos que pretende viabilizar soluções para gerar, aplicar e disseminar conhecimentos sobre a fluência e seus distúrbios. O trabalho da entidade recebeu recentemente um importante reconhecimento internacional por parte da Organização dos Estados Americanos (OEA) e hoje faz parte do seleto rol de organizações da sociedade civil detentoras do selo de acreditação da OEA.


Instituto Brasileiro de Fluência – IBF

www.gagueira.org.br – gagueira@gagueira.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário