Como a Fonoaudiologia pode colaborar no processo de ensino-aprendizagem


Engana-se quem pensa que a Fonoaudiologia tem ligação apenas com problemas ligados à voz. A atuação do fonoaudiólogo no âmbito escolar é imprescindível para uma boa formação de jovens e crianças. Pensando nisso o Sistema de Conselhos Federal e Regionais de Fonoaudiologia lança agora, no início do calendário escolar, a Campanha da Fonoaudiologia Educacional que tem como objetivo principal conscientizar as famílias sobre a importância da presença de um fonoaudiólogo na escola de seus filhos.
Todos os Conselhos Regionais que integram o Sistema de Conselhos também estão juntos nessa campanha. Todas as ações estão concentradas em reforçar junto aos educadores e gestores da rede de ensino que toda criança e jovem que estuda em uma escola que conta com um profissional de Fonoaudiologia terá um melhor desenvolvimento nas áreas da linguagem oral e escrita, cognitiva, afetiva e social.
Todos os Conselhos Regionais também estão juntos nessa campanha. As ações têm como públicos-alvo educadores e gestores da rede de ensino, e vão reforçar a importância que o fonoaudiólogo tem para o desenvolvimento nas áreas da linguagem oral e escrita, cognitiva, afetiva e social de crianças e adolescentes de escolas públicas e particulares.
A presidente do Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa), Bianca Queiroga, enfatiza que o trabalho do fonoaudiólogo educacional é fundamental na promoção da saúde e nas ações de orientação e prevenção de todos os problemas que afetam a comunicação humana. “O trabalho fonoaudiólogo leva em consideração o contexto sociocultural, inclusive a variedade linguística, pois a comunicação é a principal ferramenta para o processo de ensino e aprendizagem”, completa.
A escola de filho não tem fonoaudiólogo? A escola de seu bairro não tem fonoaudiólogo? Informe-se e repasse essas informações para todos os cidadãos. O material da campanha já está disponível para reprodução através do link: www.fonoaudiologia.org.br/paginas_internas/campanhas.asp
 

Um comentário:

  1. Querida Miriam!!Show o teu blog!!Informações importantes e necessárias para conhecer o trabalho da fono...E você, uma excelente profissional, competente e dedicada!!Agradeço por ter tido a oportunidade de trabalharmos juntas na SER.Parabéns!!Beijão e fica com Deus!P.S. Saudades de tua risada!!hehe...

    ResponderExcluir