Em 18 de Dezembro de 2007, a Organização das Nações Unidas decretou todo 2 de abril como o Dia Mundial do Autismo. Em 2008 houve a primeira comemoração da data pela ONU.
O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, de estabelecer relacionamentos e de comportamento. Esta desordem faz parte de um grupo de síndromes chamado transtorno global do desenvolvimento (TGD), também conhecido como transtorno invasivo do desenvolvimento (TID), do inglês pervasive developmental disorder (PDD).
Algumas crianças autistas apresentam inteligência e fala intactas, outras apresentam sérios retardos no desenvolvimento da linguagem. Alguns parecem fechados e distantes, outros presos a comportamentos restritos e rígidos padrões de comportamento. Os diversos modos de manifestação do autismo também são designados de espectro autista, indicando uma gama de possibilidades dos sintomas do autismo. Atualmente já há possibilidade de detectar a síndrome antes dos dois anos de idade em muitos casos.
Apesar do grande número de pesquisas e investigações clínicas realizadas em diferentes áreas e abordagens de trabalho, não se pode dizer que o autismo é um transtorno claramente definido. Há correntes teóricas que apontam as alterações comportamentais nos primeiros anos de vida, normalmente até os 3 anos como relevantes para definir o transtorno, mas hoje se tem fortes indicações de que o autismo seja um transtorno orgânico. Apesar disso, intervenções intensivas e precoces são capazes de melhorar os sintomas.


Características do autismo


Segundo a ASA (Autism Society of American), indivíduos com autismo usualmente exibem pelo menos metade das características listadas a seguir:

1. Dificuldade de relacionamento com outras pessoas
2. Riso inapropriado
3. Pouco ou nenhum contato visual
4. Aparente insensibilidade à dor
5. Preferência pela solidão; modos arredios
6. Rotação de objetos
7. Inapropriada fixação em objetos
8. Perceptível hiperatividade ou extrema inatividade
9. Ausência de resposta aos métodos normais de ensino
10. Insistência em repetição, resistência à mudança de rotina
11. Não tem real medo do perigo, consciência de situações que envolvam perigo.
12. Procedimento com poses bizarras, fixar objeto ficando de cócoras; colocar-se de pé numa perna só; impedir a passagem por uma porta, somente liberando-a após tocar de uma determinada maneira os alisares.
13. Ecolalia: repete palavras ou frases em lugar da linguagem normal
14. Recusa colo ou afagos
15. Age como se estivesse surdo
16. Dificuldade em expressar necessidades - usa gesticular e apontar no lugar de palavras
17. Acessos de raiva - demonstra extrema aflição sem razão aparente
18. Irregular habilidade motora - pode não querer chutar uma bola, mas pode arrumar blocos


É relevante salientar que nem todos os indivíduos com autismo apresentam todos estes sintomas, porém a maioria dos sintomas está presente nos primeiros anos de vida da criança. Estes variam de leve a grave e em intensidade de sintoma para sintoma. Vale salientar também que a ocorrência desses sintomas não é determinista no diagnóstico do autismo, para tal, se faz necessário acompanhamento com psicólogo ou psiquiatra.


Tratamentos do Autismo

A gravidade do autismo oscila bastante, porque as causas, não sendo as mesmas, podem produzir significativas diferenças individuais no quadro clínico. Desta forma, o tratamento e o prognóstico variam de caso a caso.
O autismo é um transtorno permanente e, até o presente momento, não tem cura. Entretanto, intervenções apropriadas iniciadas precocemente podem fazer com que alguns indivíduos melhorem de tal forma que os traços autísticos ficam imperceptíveis para aqueles que não conheceram a trajetória desenvolvimental desses indivíduos. O diagnóstico precoce do autismo permite a indicação antecipada de tratamento.
A terapêutica pressupõe uma equipe multi- e interdisciplinar – tratamento médico (pediatria, neurologia, psiquiatria e odontologia) e tratamento não-médico (psicologia, fonoaudiologia, pedagogia, terapia ocupacional, fisioterapia e orientação familiar), profissionalizante e inclusão social, uma vez que a intervenção apropriada resulta em considerável melhora no prognóstico.


Referências
1. SCHWARTZMAN, José Salomão . Autismo e outros transtornos do espectro autista. Revista Autismo, edição de setembro de 2010.
2. CAMARGOS JR., Walter . É possível identificar o Autismo Infantil antes dos 2 anos de idade. Revista Autismo, edição de setembro de 2010.
3. PAIVA JUNIOR. Número impressionante: uma em cada 110 crianças tem autismo.
4. _______. Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Revista Autismo, edição de setembro de 2010.
5. _______. Polêmica entre vacina e autismo termina em cassação de médico. Revista Autismo, edição de setembro de 2010.
6. RIBEIRO, Sabrina Helena Bandini. Epidemia de Autismo?. Revista Autismo, edição de setembro de 2010.
7. SCHWARTZMAN, José Salomão. Síndrome de Rett. Página visitada em 18 de Novembro de 2010.
8. BOCARDI, Rodrigo. Pesquisa de brasileiros traz esperança para a cura do autismo. Jornal Nacional.
9. SEGATTO, Cristiane . Esperança conta o autismo.
10. ONU marca 1º Dia Mundial sobre Autismo. Rádio ONU (2 de Abril de 2008).
11. CAMARGOS JR., Walter. É possível identificar o Autismo Infantil antes dos 2 anos de idade. Revista Autismo, edição de setembro de 2010.

Um comentário: