Ministério do Trabalho reconhece especialidades da Fonoaudiologia



 Medida gera consequências que, na prática, poderão ser sentidas pelos fonoaudiólogos.

O Ministério do Trabalho e Emprego atualizou as informações referentes à Fonoaudiologia na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), o que significa o reconhecimento oficial de todas as especialidades da profissão. A decisão do órgão público...
atende a uma reivindicação de quase quatro anos do Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa) e dos Conselhos Regionais.

Segundo a vice-presidente do CFFa, Carla Girodo, a medida gera consequências que, na prática, poderão ser sentidas pelos fonoaudiólogos. “É positivo no sentido de que caracteriza e reconhece o trabalho que o profissional desenvolve perante a sociedade. Será importante também para especificar as vagas oferecidas nos concursos, um ganho fundamental para termos qualidade no serviço público em Fonoaudiologia”, afirma.

Para Carla Girodo, a inclusão das especialidades da Fonoaudiologia na CBO ainda trará outro benefício para a categoria. “Vai possibilitar o mapeamento mais exato de onde e em quais áreas o profissional está trabalhando. Isso é importante para que o CFFa e os Conselhos Regionais possam desenvolver ações para fortalecer a profissão”, diz.

Tome nota dos códigos de identificação das atividades reconhecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego. São eles:

2238-15: Fonoaudiólogo educacional

2238-20: Fonoaudiólogo em audiologia
2238-25: Fonoaudiólogo em disfagia
2238-30: Fonoaudiólogo em linguagem
2238-35: Fonoaudiólogo em motricidade orofacial
2238-40: Fonoaudiólogo em saúde coletiva
2238-45: Fonoaudiólogo em voz
2238-10: Fonoaudiólogo geral
2238: Fonoaudiólogos (Família)

O que é CBO?

A Classificação Brasileira de Ocupações é um instrumento usado pelo Ministério do Trabalho e Emprego para identificar e reconhecer as ocupações existentes no mercado de trabalho brasileiro – regulamentadas ou não –, desde que tenham representatividade social e econômica para o país. Ela é estruturada de acordo com a visão mais realista possível que o órgão público federal tem do mercado. Atualmente, cerca de 2.600 profissões e ocupações são reconhecidas pela CBO.

Fonte: site CFFa

Nenhum comentário:

Postar um comentário