DIA MUNDIAL SEM TABACO - 31 de maio

O vício do cigarro acomete quase 25 milhões de brasileiros e, segundo dados do Ministério da Saúde, 200 mil pessoas morrem por ano no Brasil em decorrência do mau hábito de fumar. Para lembrar os fumantes do risco do tabagismo, nesta quinta-feira (31) é celebrado o Dia Mundial sem Tabaco.
99% respeitam lei antifumo em SP
...Segundo o médico José Jardim, pneumologista e professor da Faculdade de Medicina da Unifesp, o tabagismo é a maior causa dos problemas respiratórios. Em 95% dos casos, os danos no tecido pulmonar causados pelo cigarro são irreversíveis.
Nove passos para deixar de fumar
Algumas dessas doenças são causadas devido à baixa imunidade acarretada pelo fumo, como ocorre com tuberculose, infecções pulmonares, aneurisma da aorta e fibrose pulmonar.
Quem apenas inala a fumaça do cigarro, por sua vez, também corre risco de desenvolver câncer de mama e de útero e aumentar as chances de abortos espontâneos e nascimentos prematuros.
Outras doenças, no entanto, são diretamente causadas por uma substância presente no tabaco, nos casos de câncer de pulmão e laringe e da DPOC — Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica.
— A DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) engloba a bronquite crônica e o enfisema pulmonar. É uma doença de evolução progressiva que se desenvolve após a exposição prolongada dos brônquios (estrutura que leva o ar para dentro dos pulmões) às substâncias tóxicas contidas na fumaça inalada do cigarro. A DPOC é causada pelo tabaco em 80% dos pacientes. Grande parte dos 20% restantes é causada por fumaça de lenha.
Ele afirma ainda que com tratamento, 70% dos pacientes têm recuperação rápida e melhora significativa dos sintomas.
Cigarros light ou com sabor
Quem fuma cigarro com menos nicotina acaba fumando mais cigarros por dia, ou seja, os cigarros tipo “light” têm o mesmo efeito de um cigarro comum.
Já os cigarros com sabor, como os de mel, cereja, baunilha e chocolate tentam mascarar o gosto ruim do tabaco e por isso também deixam o fumante dependente da nicotina.
José Jardim lembra também que, diferentemente do consumo de álcool em que há uma dose segura, qualquer quantidade de tabaco no organismo é prejudicial à saúde.
— O cigarro é sempre maléfico. O cigarro possui 4.720 substâncias conhecidas, deste total, entre 50 e 60 delas são cancerígenas, alerta o médico.

Fonte: http://noticias.r7.com/saude/noticias/tudo-que-voce-precisa-saber-para-parar-de-fumar-20120531.html?question=0

Nenhum comentário:

Postar um comentário