Triagem Auditiva nas Escolas

A audição é o principal meio pelo qual a linguagem verbal é adquirida. Quando há uma alteração auditiva, mesmo de grau mínimo, esta pode acarretar um risco ao desenvolvimento da linguagem e, assim, problemas de aprendizagem na criança. Muitas vezes, problemas auditivos de grau leve ou moderado não são percebidos pelos pais ou mesmo professores.
Em sala de aula, o aluno que tira notas baixas, apresenta desatenção, trocas ou distorções na fala ou atraso no desenvolvimento da linguagem é taxado muitas vezes como preguiçoso e motivo de risadas dos coleguinhas, sendo passível da prática de bulling (abusos físicos e psicológicos), acarretando assim o isolamento e problemas no seu desenvolvimento global.
A aplicação da triagem auditiva, seja ela por meio da observação comportamental, aplicação de testes auditivos, ou seja, a implantação de um programa de saúde auditiva na própria escola é, hoje, é a melhor forma de prevenção, pois só assim, pode-se detectar alterações auditivas que possam interferir no desenvolvimento da aprendizagem e, assim, na defasagem escolar da criança.
O trabalho do fonoaudiólogo dentro das instituições escolares é de extrema importância, prevenindo, dificuldades no aprendizado devido a problemas auditivos, fazendo com que o mesmo tenha um melhor rendimento e aproveitamento escolar.
Detectar e prevenir problemas auditivos que possam prejudicar a criança em seu desenvolvimento escolar, é fazer com que a mesma atinja a vida adulta com melhor qualidade de vida.

fonte: http://ouvidobionico.org/2011/11/27/triagem-auditiva-nas-escolas/ Revistao Empresário

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