Em sala de aula, o aluno que tira notas baixas, apresenta desatenção, trocas ou distorções na fala ou atraso no desenvolvimento da linguagem é taxado muitas vezes como preguiçoso e motivo de risadas dos coleguinhas, sendo passível da prática de bulling (abusos físicos e psicológicos), acarretando assim o isolamento e problemas no seu desenvolvimento global.
A aplicação da triagem auditiva, seja ela por meio da observação comportamental, aplicação de testes auditivos, ou seja, a implantação de um programa de saúde auditiva na própria escola é, hoje, é a melhor forma de prevenção, pois só assim, pode-se detectar alterações auditivas que possam interferir no desenvolvimento da aprendizagem e, assim, na defasagem escolar da criança.
O trabalho do fonoaudiólogo dentro das instituições escolares é de extrema importância, prevenindo, dificuldades no aprendizado devido a problemas auditivos, fazendo com que o mesmo tenha um melhor rendimento e aproveitamento escolar.
Detectar e prevenir problemas auditivos que possam prejudicar a criança em seu desenvolvimento escolar, é fazer com que a mesma atinja a vida adulta com melhor qualidade de vida.
fonte: http://ouvidobionico.org/2011/11/27/triagem-auditiva-nas-escolas/ Revistao Empresário
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