Os cincos sentidos são a visão, o paladar, o tato, o olfato e a audição.
A audição é a capacidade de percepção e análise do som. O som é apreendido pelo ouvido e analisado pelo cérebro.
A audição ajuda-nos em muitos aspectos da nossa vida, incluindo a comunicação com os outros. Graças a ela, compreendemos o que está a ser dito e ouvimos os sons que nos rodeiam.
O som consiste em variações de pressão que se propagam no ar sob a forma de ondas. As ondas sonoras são captadas pelo ouvido e interpretadas pelo cérebro.
O ouvido externo, o canal auditivo e o ouvido médio amplificam as ondas sonoras, que fazem vibrar o tímpano. Estas vibrações do tímpano são transmitidas ao estribo pelo martelo e pela bigorna. O estribo move-se para trás e para diante como um "pistão", movendo o fluido existente no ouvido interno.
Na cóclea, estes movimentos ondulares agitam os filamentos (cílios das células ciliadas do ouvido interno). Ao serem estimuladas, as células ciliadas enviam impulsos nervosos para o cérebro, através do nervo auditivo.
A frequência do som determina qual o grupo de células ciliadas que é estimulado, o que permite distinguir os diferentes sons.
Se as células ciliadas se danificarem devido à idade, doença ou trauma auditivo, a pessoa terá dificuldades em ouvir e diferenciar os sons. As células ciliadas danificadas não se regeneram.
Os movimentos ondulares do fluido na cóclea transmitem-se às células ciliadas do ouvido interno. Ao serem estimuladas, essas células enviam impulsos nervosos para o cérebro, atráves do nervo auditivo.
O som consiste em variações de pressão que se propagam no ar sob a forma de ondas.
As ondas sonoras são captadas pelo ouvido e interpretadas pelo cérebro.
O que é o som?
Existem diversos fatores para se proceder à caracterização do som, sendo os principais a pressão e a frequência.
Pressão sonora
- O nível da pressão sonora é expresso em decibéis (dB).
- Um valor baixo de dB indica estarmos na presença de um som fraco, enquanto um valor alto de dB inidica a de um som forte.
- O limiar de dor para pessoas com uma audição normal situa-se geralmente nos 120 dB.
- O suave rumor das folhas nas árvores corresponde a uma pressão sonora de aproximadamente 20-25 dB.
- O nível de pressão do discurso normal é de 55-65 dB.
- O ruído de um avião durante a descolagem é de aproximadamente 140 dB.
Frequência
A frequência define-se pelo número de vibrações por segundo. Quando maior for o número de vibrações, mais agudo é o som. Quanto menor for o número de vibrações, mais grave é o som. A frequência exprime-se em Hertz (Hz).
Tanto as consoantes como algumas vogais são constituídas principalmente por sons de alta frequência, com poucas vibrações por segundo. Os sons de baixa freqüência contribuem principalmente para a percepção do timbre e qualidade do som. As vogais são constituídas principalmente por sons de baixa frequência.
Estrutura da audição
O ouvido humano escuta frequências de 20Hz (grave) a 20mil Hz (agudo).
Um gato é capaz de captar 25% a mais de graves (15 Hz) e o triplo de agudos (60mil Hz).
Sentindo o som
O som é produzido quando alguma coisa faz o ar se mover. Esse movimento chama-se vibração.
Quando as moléculas de ar vibram, elas batem umas contra as outras, fazendo com que as vibrações se espalhem pelo ar sob a forma de ondas, produzindo o som.
As ondas sonoras são invisíveis, mas podemos provar sua existência colocando um diapasão na água. As ondas sonoras fazem a água movimentar-se e respingar.
fonte: http://surtec.sur10.net/audicao-e-som/
Nenhum comentário:
Postar um comentário