ASSESSORIA EM FONOAUDIOLOGIA

A Comunicação Eficaz está sendo considerada a principal ferramenta estratégica das relações sociais e profissionais.
A Comunicação é uma das principais habilidades para conquistar melhores posições no plano econômico e social. Desta forma, o aprimoramento do processo comunicativo é recomendado a todos que se interessem pelo desenvolvimento de sua comunicação profissional, assim como o monitoramento da eficiência da comunicação organizacional.
O trabalho do fonoaudiólogo como consultor e assessor, objetiva o acompanhamento das atividades de trabalho que necessitem de condições boas de comunicação.
  • aprimoramento,
  • acompanhamento e aperfeiçoamento da arte de falar e de ouvir/escutar;
  • da arte de relacionamento interpessoal eficaz por meio da comunicação;
  • do relacionamento comunicativo interdepartamentos;
  • do trabalho e relacionamento em equipe através da comunicação eficaz;
  • da administração de conflitos através da comunicação eficaz;
  • da comunicação nos processos de gerenciamento, delegação e ordenação de ordens e atividades;
  • do atendimento ao cliente e telemarketing ativo e receptivo;
  • de habilidades de comunicar-se de forma clara, objetiva e motivadora;
  • da interatividade nas reuniões, eventos e apresentações de produtos e serviços;
  • situações de entrevista;
  • da escrita profissional e redação empresarial;
  • da comunicação negocial e empresarial, de encontros de negócios empreendedores;
  • da saúde ocupacional.   
O diálogo, no sentido estrito do termo, não constitui, é claro, senão uma das formas, é verdade que das mais importantes, da interação verbal. Mas pode-se compreender a palavra “diálogo” num sentido amplo, isto é, não apenas como a comunicação em voz alta de pessoas colocadas face a face, mas toda comunicação verbal, de qualquer tipo que seja (BAKHTIN, 1988, p. 109).


Referências Bibliográficas:
BAKHTIN, M. (VOLOCHINOV, V.N.). Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 1988.
CARRASCO, Maria do Carmo. Fonoaudiologia empresarial: perspectivas de consultoria, assessoria e treinamento. São Paulo: Lovise, 2001.
________________. O Profissional do Direito e a Comunicação como Ferramenta estratégica para a Negociação. Apresentação no Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Belo Horizonte: Anais Set/2002.
________________. Comunicação Empresarial. São Paulo: IBTA, 2005.
________________. Comunicação e Oratória: teoria e prática. Ferramenta estratégica para o operador do direito. São Paulo: Letras Jurídicas, 2005.
________________. Técnicas de Apresentação. São Paulo: IBTA, 2005.
________________. Novas buscas em fonoaudiologia: comunicação eficaz na empresa. Cadernos da Fonoaudiálogo. São Paulo: Lovise, v.1, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário