PROCESSAMENTO AUDITIVO

Processamento Auditivo é a série de mecanismos e processos realizados pelas vias cognitivas responsáveis pelos comportamentos de localização e lateralização sonora; discriminação auditiva; reconhecimento de padrões auditivos; aspectos temporais da audição, como resolução, mascaramento, integração e ordenação temporal; e desempenho auditivo na presença de sinais acústicos degradados ou competitivos (ASHA, 1996).
As principais  queixas dos professores e dos pais em relação a seus alunos e filhos, referem-se às manifestações comportamentais das crianças:

  •  reações exacerbadas para sons intensos;
  • choro para ruídos nem sempre intensos;
  • aumento do tempo de latência das respostas;
  • dificuldade de localização sonora;
  • falha na triagem auditiva comportamental;
  • déficit de compreensão;
  •  dificuldades em organizar pensamentos;
  • alteração de memória;
  • baixo desempenho escolar;
  • disgrafia;
  • inversão de letras na escrita;
A criança deve realizar uma avaliação fonoaudiológica completa, tanto de linguagem quanto audiológica, incluindo testes para avaliar a função auditiva central e  a avaliação comportamental. Se  for necessário, deve se submeter a exames eletrofisiológicos e de neuroimagem. 
O diagnóstico depende dos resultados desses exames e para que o fonoaudiólogo possa delinear propostas de tratamento específico ao déficit.

Referências Bibliográficas:
American Speech-Language-Hearing Association (1996). Central auditory processing current status of research and implications for clinical practice, American Journal of Audiology.
Capovilla, F. C., & Capovilla, A. G. S. (2001). Compreendendo a natureza dos problemas de aquisição de leitura e escrita: Mapeando o envolvimento de distúrbios cognitivos de discriminação fonológica, velocidade de processamento e memória fonológica. Cadernos de Psicopedagogia.
Capovilla, F. C., & Capovilla, A. G. S. (no prelo). Avaliação de cognição e linguagem da criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário