O convite para ser outro. O dar a ver, o dar a pensar e o dar a sentir o que somos e o que não somos; ou como inventamos o outro; ou como nos inventamos a nós mesmos.
(Carlos Skliar)
ALTERIDADE: FALE MAIS SOBRE ISTO?
Mas o que é alteridade? O termo alteridade, que é frequentemente empregado por psicólogos, não é encontrado facilmente em dicionários e não é um termo comum às pessoas. A palavra alteridade, do latim alteritas, significa ser outro, e tem a representação de se colocar ou se constituir no lugar do outro.
Na Antropologia concepção de alteridade parte do pressuposto de que todo o homem social interage e interdepende de outros indivíduos.
Os antropólogos afirmam que a existência do indivíduo só é possível pelo contato desse indivíduo com o outro. O indivíduo só existe a partir do outro e pela visão do outro, o que permite do mesmo modo compreender o mundo a partir de um olhar diferenciado.
Assim sendo, a possibilidade de exercer a arte de se colocar no lugar do outro e fazer com que as diferenças entre as pessoas possam ser acolhidas e respeitadas em nome da dignidade essencial à pessoa humana, enriquece a linguagem do sujeito que passará a reconhecer a própria essência e o mundo através da sua relação com o outro.
Texto elaborado por Miriam Teresinha PInheiro da Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário